Imigração Portuguesa em números
- atlanticorep
- 19 de fev.
- 1 min de leitura

Hoje ocorreu a audição do Presidente do Conselho Diretivo da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo (19 Fevereiro de 2025) na Comissão de assuntos constitucionais, direitos, liberdades e garantias, Pedro Gaspar.
A imigração é um assunto que está na ordem do dia em quase todo o espaço da União Europeia muito particularmente nos países que estão com eleições gerais marcadas, como é o caso da Alemanha.
Em Portugal, com a extinção do SEF e a sua substituição pela AIMA, evidenciou-se uma dificuldade de responder aos milhares de pedidos de residência em curso, independentemente da sua base e enquadramento.
Hoje, foram divulgados os números atualizados:
- Foram feitas 446.000 mil notificações;
- 76.000 pedidos de regularização de imigrantes recusados liminarmente;
- foram realizados 250.000 agendamentos dos quais, 233.000 atendimentos;
- mais de 10 mil cartões de títulos de residencia emitidos;
- 100.000 processos em avaliação de documentos;
- em 2024 foram atribuídas 350.000 autorizações de residencia no âmbito do reagrupamento familiar;
- Portugal é o 2º país da União Europeia com o menor número de afastamentos, das 340 ordens de saída foram efetivadas 15.
Numa afirmação surreal o Presidente da AIMA informou os deputados que, nos agendamentos feitos para atendimento “houve “pessoas que compareceram e que até tinham mandado de captura internacional que foram obviamente detidas em coloração com as autoridades judiciais, que são situações flagrantes em própria loja” confira a partir do minuto 1:02:05 em https://canal.parlamento.pt/?cid=8482&title=audicao-de-pedro-gaspar-presidente-do-conselho-diretivo-da-aima-age
Comments